sexta-feira, 7 de junho de 2019

ESCOLA RAIMUNDO HONÓRIO-PLANTÃO PEDAGÓGICO- FAMÍLIA NA ESCOLA


A Escola Raimundo Honório, realizou no dia 07 de junho 2019, o Plantão Pedagógico com o objetivo da escola caminhar lado a lado com a família.
Na abertura do encontro a Diretora Adjunta a Professora Renata Oliveira, deu boas vindas a todos, refletiu uma mensagem  da importância da família caminhar lado a lado com a escola, buscando uma melhor educação e ensino para os seus filhos- alunos.
Equipe gestora, professores, coordenação e todos que fazem a escola, presentes, foram apresentados e em seguida, o plantão pedagógico aconteceu por área de conhecimento que cada professor leciona.
Foram entregues os boletins, com os resultados  dos alunos aos pais.

ENCONTRO DE PAIS E MESTRES ANO LETIVO 2019


A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir. Ressalta-se que mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianças e jovens a um futuro melhor , a família e a escola são parceiros fundamentais no desenvolvimento de ações que favoreçam o sucesso escolar e social das crianças e adolescentes .
O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma sinérgica e simultânea, propiciando aos alunos uma segurança na aprendizagem  que venha formar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade.
Existem diversas contribuições que tanto a família quanto a escola podem oferecer, propiciando o desenvolvimento pleno respectivamente dos seus filhos e dos seus alunos. A parceria da família com a escola sempre será fundamental para o sucesso da educação de todo indivíduo. Portanto, pais e educadores necessitam ser grandes e fiéis companheiros nessa nobre caminhada da formação educacional do ser humano.
A ESCOLA
Escola é...
O lugar onde se faz amigos, não se trata só de prédios, salas,
Quadros,programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente,
gente que trabalha, que estuda,
que se alegra, se conhece, se estima.( Paulo Freire)
    Refletindo as palavras de Paulo Freire, entendemos que ensinar é algo  muito  profundo e dinâmico onde a questão de identidade cultural que atinge a dimensão individual e a classe do educando, é essencial  à  prática educativa  com propósitos de preparar seres humanos para à vida.   A garantia da oportunidade educacional para todos é fundamental, mas não basta. É preciso oferecer uma qualidade de ensino capaz de assegurar iguais condições de desenvolvimento educacional  para todos, na busca pela qualidade do ensino o paralelamente o desenvolvimento da consciência cidadã.
Portanto, torna-se imprescindível, solidariedade social e política para se evitar um ensino elitista e autoritário como quem tem o exclusivo do "saber articulado". Como   salienta  Freire, ‘ educar não é a mera transferência de conhecimentos, mas sim conscientização e testemunho de vida, senão não terá eficácia’.


A articulação entre escola e espaço educativo permite potencializar um ensino significativo e ações mais ricas numa perspectiva da educação integral e  de um ensino vivo  e dinâmico, como investimento no desenvolvimento de todas as potencialidades  do educando, emocionais, físicas, sociais, e cognitivas.

Voltando mais uma vez ao pensamento de Paulo Freire, ‘ educar é como viver, exige a consciência do inacabado porque a "História em que me faço com os outros (...) é um tempo de possibilidades e não de determinismo’(p.58). Ou seja, o conhecimento escolar precisa estar  ligado ao vivido e observado, para que o aluno possa chegar ao conhecimento sistematizado e a capacidade de abstração e generalização, formas mais elaboradas do pensamento desenvolvido por meio da abstração, comparação, análise e síntese. Por outro lado, cabe ao educando colocar-se ativamente como integrante da escola,  mantendo um olhar crítico sobre a realidade, vivenciando e valorizando  culturas, desenvolvendo  a consciência crítica e aplicando  os saberes ao mundo e a vida.



Promover uma aliança entre escola e a família é importantíssimo, primeiro porque ela desempenha um papel fundamental na educação dos filhos e a escola não pode absorver toda responsabilidade sozinha. A família é um espaço importante para  o desenvolvimento de valores e se a escola é de fato como diz Freire’ O lugar onde se faz amigos, não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos...’ a família não pode deixar de se incorporar nesse processo educativo. Isso implica partilhar lado a lado com a escola informações, responsabilidades, tomada de decisões e prestação de contas.
Tendo em vista o que afirmamos sobre o valor da aliança com a família, é importantíssimos esses encontros, o compromisso com a educação dos alunos não é tarefa fácil e deve ser um trabalho de inclusão social e parceria com a  família e a escola como um todo. É importante que o espaço educativo seja dinâmico e ativo e este deva mobilizar estratégias tanto de qualidade de seu trabalho quanto na articulação com demais instâncias envolvidas para que o ensino seja significativo e prepare de fato alunos a aprender a conhecer, a ser e a fazer, bem como a convivência com o outro.


Com informações de hrhescrevendosuahistoria
Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog