terça-feira, 7 de maio de 2019

Mota Silveira e Raimundo Honório vivenciam Dia Nacional da Matemática


Para marcar a data em que se comemora o Dia Nacional da Matemática, nesta segunda-feira (6), as escolas da Rede Estadual promoveram uma série de atividades para tornar a disciplina mais atrativa. A data é uma homenagem ao matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan.

A Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Cândido Duarte, localizada em Apipucos, proporcionou um dia especial com o objetivo de enfatizar a importância da matemática no cotidiano dos estudantes. Pela manhã, os alunos do 3º ano participaram de um aulão de matemática no auditório da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). No segundo momento, uma gincana com diversas modalidades foi desenvolvida como, por exemplo, desafios de tangrans, brincando com palitos, mesa de jogos e desafios, quiz da matemática, caça ao tesouro e torta na cara.
Para o estudante Mateus Manoel, a Gincana envolveu muitas atividades dinâmicas onde os alunos conseguiram desenvolver seu raciocínio lógico de acordo com o tempo para responder a pergunta. “É bem legal aprender matemática dessa forma. Tem estudante que não tem proximidade com a disciplina e a partir dos jogos e das brincadeiras terminaram criando um afeto”, ponderou.
Na EREM Maria do Céu Bandeira, localizada no distrito de Bonança, em Moreno, os estudantes comemoram a data com a exposição do Centro de Educação Matemática, na Praça da Bandeira, região central do município. Na ocasião, a unidade de ensino disponibilizou todos os jogos matemáticos gigantes como trilha (com perguntas de matemática e do dia a dia), jogo da velha tridimensional, jogo da velha baseado nos semáforos, circuito (estratégia), jogo da serpente (também envolvendo perguntas), jogos de lógica e desafios.
Já a EREM Nossa Senhora Auxiliadora, em João Alfredo, promoveu o projeto Calculando. A ação consistiu em buscar e utilizar estratégias de cálculo mental para resolução de problemas simples a partir do conhecimento das propriedades do sistema de numeração e das quatro operações. Ao final do evento, os três melhores estudantes receberam troféus, medalhas e premiações.
Enquanto isso, estudantes da EREM Dr Mota Silveira, em Bom Jardim, foram convidados para apresentar seus projetos matemáticos na Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Nazaré da Mata. Raciocínio lógico, frações equivalentes, porcentagem, volume, área e Teorema de Pitágoras, foram alguns trabalhos expostos, na oportunidade. Durante o evento, os jovens também participaram de oficinas.
Por:assessoria de Comunicação.
*Também na cidade de Bom Jardim, estudantes do Ensino Médio da Escola Raimundo Honório, fizeram muito bonito, mobilizaram todas as turmas para participar com sucesso do evento. Estudantes do Travessia também apresentaram trabalhos.

Com informações de:http://www.educacao.pe.gov.br 
http://professoredgarbomjardim-pe.blogspot.com/
Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog