sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Lia de Itamaracá festeja 75 anos de resistência





Em comemoração aos 75 anos da cirandeira Lia de Itamaracá, que serão completados no próximo dia 12, este fim de semana será de festa. A abertura é na véspera do aniversário, nesta sexta-feira (11), no Espaço Cultural SinsPire Hub (rua da Guia, 234, Bairro do Recife). E os festejos seguem durante o sábado e o domingo, no Centro Cultural Estrela de Lia, na praia de Jaguaribe, em Itamaracá. 

Leia também:
A estrela de Lia brilha pelo mundo, mas se apaga em Pernambuco
Lia de Itamaracá terá disco gravado pelo selo Natura Musical 
Lia de Itamaracá só cantará nos palcos de prefeituras durante o Carnaval


Exposição no Recife

O editor assistente de fotografia da Folha de PernambucoAlfeu Tavares, é uma das estrelas da mostra que ficará em cartaz até depois do Carnaval, no SinsPire Hub. Ele participa do evento com uma série premiada de dez fotografias tiradas em agosto de 2016. Apesar de terem se tornado famosas, as fotos nunca foram expostas anteriormente. Alfeu conta que, na época, buscou referências na orixá Iemanjá e nas ondas da praia para retratar a cirandeira. "O sentimento de poder mostrar Lia e de contribuir com a ciranda é maravilhoso", atesta. 

As imagens foram impressas em canvas, uma espécie de tela especial resistente à água e ao tempo, com durabilidade estimada em 200 anos. A ideia é que, do Recife, as fotos sejam levadas para outros locais, como São Paulo e Rio de Janeiro, e ao final sejam doadas ao Centro Cultural Estrela de Lia, onde devem ficar em exposição permanente.

A curadoria da mostra fotográfica ficou a cargo de Gustavo Bettini, também fotógrafo. Ele conta que a proposta foi mostrar Lia solta, sem nada que dispute o olhar. Algumas imagens são pequenas e outras, maiores, fazendo com que o expectador precise se distanciar e se aproximar para ver as fotos, de forma semelhante ao ritmo das ondas. "A exposição tem uma dinâmica intimista e estamos muito felizes de poder presenciar Lia tendo o prazer de vivenciar esse reconhecimento em vida", afirma. 


Alfeu Tavares pretende doar imagens impressas ao Centro Cultural Estrela de Lia, onde vão ficar expostas permanentemente
Alfeu Tavares pretende doar imagens impressas ao Centro Cultural Estrela de Lia, onde vão ficar expostas permanentemente - Crédito: Ed Machado/Folha de Pernambuco
Aliada à exposição, haverá uma mostra mais ampla, com curadoria de Luciana Nunes, do SinsPire, que inclui objetos pessoais da cirandeira (vestidos usados nos shows, fotografias da família, objetos carregados de afeto e a boneca gigante do carnaval) e decoração temática (como redes de pesca, chão de cascalho e até mesmo uma jangada). Vai haver sessões de cinema no Cine Lia, com curtas que contam a história da artista, e o lançamento do livro "Lia de Itamaracá: 75 anos cirandando com resistência, sorrisos e simplicidade”

A obra também foi organizada por Luciana Nunes e mescla textos que foram extraídos do jornalista pernambucano Marcelo Henrique Andrade a imagens - antigas e atuais - assinadas por doze fotógrafos, que doaram os ensaios a Lia. "A venda do livro vai angariar fundos para os projetos de Lia", conta Bettini. 

Além da presença da própria Lia de Itamaracá, o evento vai trazer shows de Daúde, Mestre Galo Preto, Mestra Joana Cavalcante, Karynna Spinelli, Romero Ferro, Nego Henrique, Claudionor e Nonô Germano, André Rio, Nádia Maia, Ed Carlos, entre outros. 
Série de fotografias sobre Lia de Itamaracá foi produzida por Alfeu Tavares em 2016
Série de fotografias sobre Lia de Itamaracá foi produzida por Alfeu Tavares em 2016 - Crédito: Alfeu Tavares/ Folha de Pernambuco
Festa em Itamaracá

A abertura das comemorações do aniversário da cirandeira em Itamaracá será, neste sábado (12), às 16h. Após concentração na praça do Jaguaribe, um cortejo formado por passistas e pela orquestra mirim do Galo da Madrugada seguirá até o Centro Cultural Estrela de Lia, na avenida Benigno Cordeiro Galvão, 664. No meio do caminho, haverá o encontro da boneca gigante de Lia com o Homem da Meia Noite e o Galo - a cirandeira vai ser homenageada pelas duas agremiações, no Carnaval de 2019. 

Após shows de DJ Dolores, Lucas dos Prazeres, Banda Bantus e diversos outros, a boate Metrópole vai promover um luau até as 5h da manhã, seguido por café tropical e atrações variadas durante todo o domingo (como palestras de consciência ambiental, concurso de Miss Terceira Idade e várias apresentações musicais). 

"Estou feliz, alegre, satisfeita e gostando de tudo que estão fazendo por mim", resume a aniversariante. "Eu estou vendo que está dando muito trabalho, mas eu reconheço o que está sendo feito. E amando", ri Lia de Itamaracá. 

Depois das denúncias realizadas em reportagem da Folha de Pernambuco, em novembro de 2018, o Centro Cultural Estrela de Lia passou por algumas melhorias e, para receber os convidados da festa, foi feita limpeza e terraplenagem do terreno. 
Aniversário de Lia será comemorado em seu espaço cultural na praia do Jaguaribe
Aniversário de Lia será comemorado em seu espaço cultural na praia do Jaguaribe - Crédito: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco
Com informação de Folha de Pernambuco
Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog