quarta-feira, 4 de julho de 2018

Nenhum vereador de Bom Jardim apoia Miguel para deputado estadual


Miguel Barbosa, ex-prefeito de Bom Jardim, pretende ser candidato a deputado estadual pelo PP (Progressistas). O pré-candidato não recebeu até o presente momento apoio de nenhum dos 13 vereadores do seu município de origem. Nas eleições de 2016, Miguel Barbosa(PP), obteve 10.820 votos para prefeito. João Lira(PSD), foi eleito com 12.070 votos. Vereadores aliados do ex-prefeito foram eleitos com ajuda indireta, durante a gestão. O prestígio obtido, os eventuais favorecimentos políticos do tipo indicações para cargos no serviço público, indicações para contratos de pessoal, pedidos para realização  de pequenas obras, ações em comunidades, privilégio de fala e atenção durante a campanha não foram suficientes para lhe garantir o apoio político neste momento. Como fazer decolar seu projeto político? Só o povo poderá responder nas urnas. Mas...  

Qual a explicação para Miguel Barbosa vivenciar o ostracismo político de seus aliados? Há várias razões, entre as quais: O ex-prefeito Miguel, se acomodou, não manteve o vínculo com seus aliados, lideranças, bases, e políticos eleitos(vereadores); Miguel ficou chocado, "deprimido politicamente" com a derrota nas urnas em 2016; Vereadores reclamam do seu afastamento do grupo com mandato,  que cobram empenho, orientação de um líder; Miguel não tem dinheiro suficiente para manter um grupo político ativo para atender as demandas e necessidades de seus eleitores;  Miguel é visto por uns como imaturo, não tomou uma postura de líder da oposição ao atual prefeito; É visto por outros, como político que ainda tem fortes ligações com o atual prefeito eleito, João Lira; Os vereadores sentiram-se livres para "negociar" apoio político com outros futuros candidatos a deputado; As eleições funcionam no Brasil como um balcão de negócios, onde nem sempre os interesses são republicanos. Miguel não "chegou junto", não terá apoio dos eleitos nesta eleição. Será que terá estes apoios em 2020?

Muitos eleitores bonjardinenses manifestam uma certa revolta e decepção com os vereadores. Afinal, deveriam pensar melhor a conjuntura política que o município, o estado e o país vivenciam. Há quem diga que é uma covardia não apoiar Miguel na hora que ele mais precisa. Há também uma história de que o ex-prefeito foi orientado no sentido de não procurar os vereadores. Será essa uma estratégia de João Lira? Será que João Lira quer de fato um novo grupo político, pretende dividir a oposição local de olho na eleição de 2020? Será que os vereadores irão lançar outra candidatura em 2020?

Dos três super-secretários municipais, Airton Barbosa é o único que acompanha seu irmão, o pré-candidato para Casa de Joaquim Nabuco. Célio Borges, já assumiu o papel de articulador da pré-candidata Juliana, esposa do prefeito de Orobó. Deoclécio Bino, faz assessoria para o atual prefeito da cidade. Miguel deu muita força para estes três secretários e esqueceu de potencializar o trabalho de outras pastas que carregava sua administração nas costas. O ex-prefeito está sendo punido pelos erros políticos e administrativos que cometeu na sua gestão. Deu apoio excessivo para uns e de menos para os que mais levantaram sua bandeira. Agora está vendo o lado real das coisas, comendo do próprio roçado que plantou.

A eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal mexeu com a engenharia política. O prefeito João Lira, perdeu espaço e Miguel Barbosa pode ganhar outros concorrentes para o pleito municipal. Neste caso, João Lira, pode se fortalecer com a divisão das "oposições" em 2020. Será que esse é o jogo? Será que essa investida de Juliana de Chaparral (esposa do prefeito de Orobó) em Bom Jardim é uma forma de enfraquecer a "oposição oficial"? Será que João Lira(PSD) e Miguel(PP) poderão se juntar se um outro grupo político se formar com os vereadores puxados por Jotinha e Companhia? Será que Orobó vai se tornar de fato a capital política  de Bom Jardim?

Miguel Barbosa continua no PP(Progressistas), um partido estragado por sua história vinculada a direita, um partido conservador (ex-Arena/PDS), com lideranças nacionais e regionais envolvidas em escândalos de corrupção. Miguel Barbosa  é um político novo que vai ficar velho ao permanecer no centro de uma política partidária ultrapassada. Seu mentor político foi João Lira, hoje seu adversário. Caso o progressista faça dobradinha política com Eduardo da Fonte(PP), vai se complicar muito mais diante do eleitorado local. Eduardo da Fonte é defensor das reformas de Temer. Faz parte da mesma cartilha política de Ricardo Teobaldo(Podemos) no Congresso Nacional, ambos são defensores do governo impopular do presidente Temer.

Muitos eleitores afirmam que Miguel terá mais de 8 mil votos em Bom Jardim,  mesmo sem o apoio de nenhum vereador. Uma pesquisa feita por Celinho e não divulgada no final do ano passado, revelou que o ex-prefeito (Miguel) terá quase o dobro de votos do atual  deputado Joaquim Lira (PSD), apoiado aqui, no município, pelo  prefeito João Lira. 

Durante todo esse período de pré-campanha o eleitorado não conheceu nenhuma proposta dos pré-candidatos que desejam ser votados no município. É uma pobreza política muito grande. Há uma falta de compromisso com o estado, o país e com o cidadão que vota. O eleitor não é respeitado, a cada eleição é envolvido pela emoção infantilizada, sem criticidade, fazendo parte de um "comércio" onde o voto é uma "mercadoria" que tem valor no momento atual. Depois das eleições vem muitas decepções, acompanhada da falta de educação, saúde, segurança, geração de empregos e renda. Não há uma discussão sincera, honesta de propostas, não se realiza diagnósticos sobre a realidade local, regional e nacional. É só uma briguinha tipo pastoril, onde de um lado está o cordão azul, do outro lado, o cordão encarnado. Será que o povo vai continuar nessas manobras mais uma vez? Será que continuaremos ao deus-dará?

Será que mais uma vez famílias, escolas, professores, estudantes, igrejas irão silenciar, fechar os olhos para o real sentido da política? Será que o pecado da omissão vai aprofundar mais o buraco que o país vive mergulhado? Seremos de fato cidadãos, protagonistas de importantes mudanças na vida política no Brasil? Será que as eleição municipal  de 2020 já começou?

Jerônimo Cisneiro(Psol) e Jonas do Conselho(PRB) também figuram como pré-candidatos ao cargo de deputado estadual neste ano de 2018.

Foto/Divulgação:Internet
Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog