quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Pau D’arco – Benefícios e propriedades.

Também conhecido como Ipê Amarelo, o Pau D’arco é uma planta com utilidades, benefícios e propriedades na medicina alternativa. De nome científico Tabebuia serratifolia, as aplicações dessa árvore como planta medicinal são diversas. Trata-se de uma planta muito utilizada pela Naturopatia em Portugal, está disseminada por todos os países latinos da América do Sul e Central, nos quais é denominada lapacho. A casca interna de pau d’Arco produz um chá um agradável de aroma e cor avermelhada. Devido às vantagens dos dois fitoquímicos lapachol e beta-lapachona encontrados neste casca, o chá ou tintura é benéfico para uma várias doenças.

A utilização nas leucemias e outros cancros remonta a tratamentos realizados por médicos e naturopatas brasileiros na década de 60, no seguimento da sua ampla utilização por várias tribos de índios da Amazônia brasileira e peruana. A planta pau d’arco possui ação antibiótica e por isso é eficaz no tratamento e prevenção de gripes, amigdalites, infecções urinárias e bronquites. É muito utilizada em pacientes que estão fazendo quimioterapia, pois ajuda a reduzir os efeitos secundários dessa técnica, além de também cumprir papel de estimulante do sistema imunológico.
Seus benefícios são possíveis devido às propriedades que incluem ação como antitumoral, anti-inflamatório, imunoestimulante, diurético, antiviral, antioxidante e antibiótico. Entre seus princípios ativos encontramos derivados naftoquinónicos – como lapachol, que possui propriedades antitumorais e estimulante na morte das células cancerígenas, anti-inflamatórias, imunoestimulantes, diuréticas e antivirais –, além da quinona, responsável por estimular o fígado na produção de protrombina, auxiliando na coagulação sanguínea. Além disso, possui ainda flavonoides, que possui ação antioxidante, anti-inflamatória e antialérgica.
Tem uma ação antibiótica, sendo por isso aconselhado como coadjuvante no tratamento e prevenção de gripes, amigdalites, infecções urinárias e bronquites. Pela sua ação regeneradora dos tecidos e hemostática é muito utilizado na cicatrização de feridas externas ou internas (úlceras de estômago ou duodeno). Também é em candidíase, infecção na próstata, miomas no útero e quistos nos ovários.
Entre seus benefícios ainda estão infecção por HIV, amigdalite, infecção urinária, mioma, cisto nos ovários, bronquite, candidíase, infecção na próstata, além de agir como um cicatrizante para feridas internas e externas. Curandeiros tradicionais do Caribe usavam as folhas e a casca para tratar feridas, dor nas costas, dor de dentes, e mordida de cobra. Os povos indígenas tradicionalmente utilizam o Pau D’arco como um tratamento para a malária, colite, problemas respiratórios, resfriados, tosse, gripe, febre, câncer, lupus, doenças infecciosas, inflamação da próstata, doenças sexualmente transmissíveis, furúnculos e úlceras.
É eficaz no cuidado das anemias. Aumenta a produção de glóbulos vermelhos e da respectiva hemoglobina por um estímulo na médula óssea vermelha. Esta acção também conduz a uma maior produção de glóbulos brancos. É amplamente utilizada em paciente oncológicos a fazerem quimioterapia, de forma a reduzir os efeitos secundários desta terapêutica e, concomitantemente, estimular o sistema imunitário a lutar contra a patologia.
No entanto, até o momento ainda não se sabe como funciona o mecanismo que mata as células cancerígenas. “Basicamente, descobrimos o mecanismo de ação do beta-lapachone e uma forma de utilizar o remédio num tratamento individualizado”, disse David Boothman, professor do Centro Oncológico Integral Harold Simmons e autor principal do estudo.

Quais as diferentes formas do Pau D’arco ?

O Pau D’arco existe em diferentes tipos, na forma de comprimidos, xaropes e tintura, siga sempre as instruções de seu médico. É essencial que antes de consumir medicamentos, sejam naturais ou industrializados, você procure o seu médico, pois de uma forma geral, eles possuem reações negativas, efeitos colaterais e interações medicamentosas.

Onde pode ser encontrado o Pau D’arco ?

O Pau D’Arco pode ser encontrado para venda em lojas de produtos naturais tanto físicas(como farmácia de manipulação, por exemplo), quanto online, dependendo da disponibilidade da sua cidade. Lembre-se que os tratamentos naturais nunca devem substituir o tratamento indicado por um médico.

Modo de preparação do Pau D’arco:

A forma de consumo da planta é como chá feito com as cascas.
pau d'arco- benefícios e propriedades
Para preparar você vai precisar de:
  • ½ colher de sopa de Pau D’Arco
  • 1 xícara de água fervente
Em um recipiente, coloque a água e leve ao fogo. Quando alcançar fervura, desligue. Na xícara, coloque a erva e cubra com a água fervente. Tampe e deixe em repouso por cerca de dez minutos. Passado este tempo, coe e consuma em uma dose de uma xícara duas vezes ao dia.

Contraindicações e cuidados com o consumo do Pau D’arco:

Indicamos que, sempre antes de consumir medicamentos, mesmo que naturais, você consulte um médico, pois cada paciente possui um organismo diferente que deve ser analisado por um profissional. O consumo é contraindicado para mulheres gestantes ou em fase de amamentação, e crianças menores de 12 anos.
Entre os efeitos colaterais do consumo deste chá, estão a urticária, tonturas, náuseas, vômitos e diarreia. Quando tomado por via oral, o Pau D’arco pode interagir com medicamentos antiplaquetários e anticoagulantes, aspirina ou outros medicamentos para diluir o sangue, levando a um aumento do risco de hemorragia. Este pode aumentar o risco de hemorragia em pacientes com hemofilia ou outros problemas de coagulação. A casca de pau d’arco pode sensibilizar a pele e as reações alérgicas são também uma possibilidade. O consumo requer bastante cuidado e atenção !
Foto:Cilene Nunes. Bom Jardim - PE.
Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog