sábado, 9 de setembro de 2017

Qual o papel da mulher na cultura popular


Começa neste sábado (9) e segue até o dia 15 de setembro o projeto Diálogos em Manifestações Populares, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife. Realizado pelo Sesc, a programação é gratuita e traz como tema “O papel da mulher na cultura popular”. Haverá apresentações artísticas, palestras e rodas de conversas. O destaque da grade é a participação da cantora Lia de Itamaracá.

A abertura será comandada pelas repentistas Santinha e Minervina às 9h, no Mercado Público de São Lourenço da Mata, localizado no Centro da cidade. No dia seguinte (10), elas se apresentam no mesmo horário na Feira de Tiúma. 

Na segunda-feira (11) será aberto, no Sesc Ler São Lourenço da Mata, às 18h, a exposição “Retrato: substantivo feminino”, assinada pelas artistas Laura Tamiana e Tatiana Devos Gentile. A mostra aborda o trabalho realizado junto a 25 mulheres, com idade entre 13 a 95 anos, ligadas às tradições culturais do cavalo marinho em Pernambuco, do reinado em Minas Gerais e do batuque de umbigada em São Paulo. O público poderá visitar as obras até o dia 15 deste mês, sempre das 9h às 17h.

Na mesma noite, após o vernissage, às 20h, haverá uma roda de conversa com a participação de Vera Galvão, do Centro Vivendo e Aprendendo, de Nice Teles, uma das mulheres participantes do Projeto Retrato: Substantivo Feminino, e de Anunciada Galdino, realizadora do Boi Bandido de São Lourenço da Mata. A mediação ficará por conta de Ceça Reis, da Universidade Federal de Pernambuco. Fechando as atividades desta noite, tem a Danças dos Arcos, com o grupo As Ousadas.

No dia 12, às 19h, o Sesc recebe a palestra “Mulheres e Cultura Popular: Participação no Cotidiano”, com o Coco de Mulheres, que se apresenta em seguida. No dia 13, o Maracatu Batuque Mulher estará na Praça de Tiúma, às 20h.

Já na quinta-feira (14), a partir das 19h, tem a Sambada das Mestras com Aurinha do Coco, Ana Lúcia e Glorinha, de Olinda, com a participação do Coco da Resistência. Em seguida, é a vez de Lia de Camaragibe subir ao palco da Praça de Tiúma.

A programação da sexta-feira (15) começa cedo, às 16h, com a feira de artesãs de São Lourenço. Às 18h, acontecerá a apresentação das mulheres do grupo Bacamarteiros Mandacaru, de Abreu e Lima, na Praça de Tiúma. Encerrando à noite, o público poderá assistir ao show da cantora Lia de Itamaracá, consagrada internacionalmente como a maior representante da ciranda, às 20h.

Formação
Nos dias 11, 12 e 13 de setembro, das 14h às 17h, ocorrerá a oficina "Retrato: Substantivo Feminino". As aulas acontecem das 14h às 17h, e os interessados em participar devem se inscrever no Ponto de Atendimento da Unidade, localizado na Avenida das Pêras, nº 56, em Tiúma. Outras informações no telefone (81) 3525.9033.

Serviço
Diálogos em Manifestações Populares
Data: sábado (9) a 15 de setembro
Local: Sesc Ler São Lourenço da Mata, Praça de Tiúma e Feiras Públicas
Acesso gratuito
Informações: (81) 3525.9033
Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog