segunda-feira, 3 de julho de 2017

Exames confirmam infecção por raiva em dona de pet shop


Exames laboratoriais realizados em São Paulo confirmaram a infecção por raiva na dona de pet shop Adriana Vicente da Silva, de 35 anos, que foi mordida por um gato de rua no Recife. Segundo o gerente do Centro de Vigilância Ambiental do Recife, Jurandir Almeida, a avaliação de DNA feita na paciente ainda internada apontou que a cepa envolvida no adoecimento dela é a mais prevalente em morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue).

Segundo ele, provavelmente o gato se contaminou com o morcego. Com o resultado, a prefeitura irá intensificar ainda mais as ações de bloqueio com relação a esses mamíferos.

Desde a identificação do caso pela vigilância ambiental, no último dia 26, a cidade iniciou um mutirão para identificar casos suspeitos de raiva animal, vacinação em massa de cães e gatos domésticos e de rua, além de caça a morcegos numa área de 5 quilômetros, a partir da praça Oswaldo Cruz, no bairro da Boa Vista.

Neste perímetro de segurança estão cerca de 30 bairros. Até agora 12 mil domicílios já foram vistoriados e 1,2 mil animais imunizados contra a raiva.

Entre 2015 e 2017, Pernambuco registrou 50 casos de raiva em animais, sendo a maioria em bovinos e caninos. No Recife, a última ocorrência confirmada do vírus em cães e gatos aconteceu há mais de 12 anos. Essa aparente tranquilidade com relação aos animais domésticos das cidades não reflete a situação em outro mamífero: os morcegos. Neles há um risco maior de ocorrência.

Morcegos
Classificados como reservatórios naturais da doença, os morcegos são um dos principais responsáveis pelo aparecimento de casos em humanos e em pequenos animais nas áreas urbanas e, por isso, também estão no foco das ações de bloqueio no Recife. A cidade montou um mutirão contra raiva na última semana, após a empresária Adriana Vicente, 35, apresentar os sintomas da infecção depois de ser mordida por um gato de rua. Ela morreu na quinta-feira.

“Apesar de nos depararmos com essa situação aqui no Recife, nós estamos controlando, há algum tempo, a existência da raiva animal”, disse a coordenadora de vigilância ambiental e controle de zoonoses do Recife, Maria Luiza Coelho. “O morcego ganhou importância no decorrer dos anos. Com a construção das cidades estamos desalojando eles e mudando sua forma natural de vida”, comentou .

Eles podem passar o vírus entre si, e para outros animais da cadeia alimentar deles, no caso dos morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue). Isso inclui bovinos, equinos, cachorros e até mesmo o homem. “Inclusive o gato, que mordeu a empresária, pode ter pego a doença de outro gato, de um cão ou de um morcego”, exemplificou. 
Ações preventivas
O protocolo indica que, além da captura de morcegos, sejam feitos ainda a observação de qualquer animal com suspeita de infecção pelo vírus, o recolhimento e coleta de material biológico de bichos mortos sem causa definida e a vacinação antirrábica anual de cães e gatos. “A captura de morcego é uma atividade da vigilância do controle da raiva animal. Fazemos esse trabalho de acordo com o relato de acidente com morcegos ou quando há relato de outros animais sendo atacados por eles”, comentou a coordenadora.
Por: Renata Coutinho, da Folha de Pernambuco
Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog