domingo, 7 de maio de 2017

Dia da Matemática vivenciado em Bom Jardim

EREM MOTA SILVEIRA FAZ INTERCÂMBIO

Hoje é o dia daquela disciplina que deixa alguns estudantes com “dor de cabeça” e sem saber onde pode ser aplicada, senão nos cursos da área de ciências exatas. Dia 06 de maio é o Dia Nacional da Matemática e dos profissionais que lidam todo dia com números, equações, fórmulas e cálculos. Muitos cálculos. A data foi instituída a partir do decreto de Lei nº 12.835, em 2013, visando estimular o interesse dos alunos pela disciplina, a partir da aplicação de metodologias de ensino, dinâmicas e didáticas por parte das escolas.
O dia 6 de maio foi escolhido como forma de homenagem a Júlio César de Mello e Souza, professor de matemática, engenheiro civil e escritor brasileiro que nasceu no dia 6 de maio de 1985, no Rio de Janeiro. O escritor é mais conhecido como Malba Tahan, pseudônimo que utilizou em quase todos os seus 120 livros de contos. O homem que Calculava é a obra de maior sucesso do autor, sendo traduzido para doze idiomas.
Nas escolas da Rede Estadual o dia está sendo comemorado desde a quinta-feira (4) como, por exemplo, na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Cardeal Dom Jaime Câmara, em Moreno, que teve uma programação cheia de atividades e ações voltadas para a matemática. Na EREM Santa Paula Frassinetti, localizada no bairro do Espinheiro, a sexta-feira (5) foi de muitas atividades lúdicas que auxiliam no ensino da disciplina, como a torre de Hanói, além de apresentações de paródias musicais utilizando o mundo matemático.
Na EREM Doutor Mota Silveira, no município de Bom Jardim, no Agreste do Estado, os estudantes realizaram oficinas de matemática em duas escolas municipais para os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Com esse intercâmbio, a escola visa mostrar como o ensino da disciplina pode ser atrativo através de jogos e palestras.


E tem escola que só vai comemorar a data na próxima segunda-feira (8), como é o caso da EREM Nóbrega, localizada no bairro da Encruzilhada. A organização programou um dia com vários jogos e atividades que incluem teatro, dança, música e apresentações científicas. Além disso, os estudantes ainda farão uma exposição com figuras geométricas fazendo referência ao Cubismo, movimento artístico no século XX.
Fonte:educacao.pe.gov.br
Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog