quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Miguel perdeu a eleição para o poder econômico, a alienação do povo e para ele mesmo.


O choro pode ser livre.

Centenas de pessoas perderão seus empregos no primeiro dia de janeiro de 2017. O comércio será afetado com um menor volume de vendas. Outras milhares de famílias que esperam um emprego, logo  verão que isso não vai acontecer. Vai ficar  só na promessa. O cenário é pouco otimista.

Grande parte dos votos obtidos pelo candidato de oposição ao prefeito Miguel Barbosa, nestas eleições em Bom Jardim, foi motivada pela escandalosa estratégia do baralho, gritos por militantes nas ruas propagando o já ganhou , intimidações das mais diversas, ajeitadinhos com dinheiro e bebida grátis nos  bares da vida em diversas localidades do município. A tática para conquistar votos com já vinha sendo utilizada desde muito tempo. Bares, praças e quintais eram o cenário das farras registradas nas vitrines do  Facebook.

Bebida por conta do bode no quengo dos adeptos da massa, conversa de pé de ouvido, umas notinhas e o caboclo fica animado para votar. A alegria momentânea do eleitor é geral.  Depois o choro pode ser livre. Quando as pessoas perceberem que não terão emprego virão que muitos sonhos e expectativas de melhoras pessoais e pra cidade não acontecerão. Aceita, agora é tarde.

As elites de olho e com a mão no comando da prefeitura vai defender seus interesses, o lucro em benefício próprio. Tudo aquilo que foi investido terá que ser retirado em dobro e muito mais nos próximos anos. Para o povo só vai restar a palavra não, não posso, não tem, não é possível, acompanhada da crise e da  culpa ao Prefeito Miguel. Os mais pobres serão apenas massa de manobra com direito a ter umas migalhas para comprar o litão ou latão nos finais de semana.

João Lira ganhou e Bom Jardim perdeu! Quem nos garante que todas as pessoas serão vistas como cidadãos bonjardinenses e não como bicudos? E se você for tratado como bicudo, bicuda na fila do hospital, no posto de saúde,  na escola ou na  prefeitura? E se houver grupos rivais dentro das igrejas? E se houver segregação nas escolas  e demais  repartições  públicas? E se o poder for apropriado como parte do patrimônio de uma  ou duas famílias que não entendem e desconhecem os princípios republicanos na gestão do setor público? E se os aliados do prefeito continuarem dizendo que quem manda no fórum é o prefeito? Que quem manda aqui e acolá é João Lira? Será que estaremos na monarquia absolutista? Hoje, já tem gente arrependida de ter votado no candidato eleito.

É lógico que também tem muitos que colocaram adesivos nos carros, nas casas e tiram fotos com roupa branca, adesivo do 55 depois das eleições, com medo de perder o emprego ou até mesmo tentar conseguir uma colocação na futura gestão. Difícil, João Lira, não conseguirá nem cumprir com os empregos prometidos aos seus eleitores. Sei que tem gente odiando  o que tá lendo nesse momento. Lamento, mas é tudo real.

Não se pode tirar o mérito de que João Lira fez de tudo para ganhar, pode ter tido uma coordenação de campanha que errou menos que a nossa, que foi mais competente nos bastidores na reta final de campanha. Não se pode dizer que João Lira, não trabalhou nos 8 anos que governou Bom Jardim, no entanto, Miguel Barbosa, foi melhor nesses 4 anos incompletos se comparado aos 8 de Lira. Considerando a crise, considerando a falta de recursos públicos pela queda na arrecadação, considerando a conquista da estrada do Buraco do Tatu, considerando o melhor atendimento médico, o que foi  feito pela população da zona rural, o abastecimento de água, o período de paz e respeito entre as famílias, considerando os investimentos em cultura, considerando a melhoria no desempenho do IDEB, construção e reforma de escolas, considerando as oportunidades dadas aos jovens, considerando que o povo foi amado no trato direto pelo prefeito com as pessoas, Miguel Barbosa, é melhor. Miguel é tendência de futuro.

O Prefeito Miguel Barbosa, teria mais capacidade e condições de atrair investimentos do governo estadual para Bom Jardim. O povo não percebeu isso. Por isso, João Lira, ganhou e todo Bom Jardim perdeu.

Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog