quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Roubar namorado de amig@ não te fazer feliz

Pesquisa sugere que relações que começam a partir de uma traição não têm lá muito futuro


Saiba por que roubar o namorado alheio não vai lhe fazer feliz shutterstock/shutterstock
Foto: shutterstock / shutterstock
Um estudo publicado noJournal f Research in Personality afirma que as pessoas que abandonam um relacionamento sério para começar uma nova relação com um amante são parceiros menos comprometidos, menos satisfeitos e investem menos em suas relações.
O estudo inicial envolveu 138 participantes heterossexuais com relacionamentos sério de até três anos. Aqueles que foram "roubados" do relacionamento anterior pelo atual parceiro relataram menor compromisso com a união existente, sentindo-se menos satisfeitos. Esses participantes têm mais chances de cometer atos de infidelidade, de acordo com a pesquisa. Ou seja: se alguém andou roubando seu namorado, a chance de sucesso desse novo relacionamento é escassa, pois seu ex provavelmente estará inclinado a trair novamente.

– Nesses casos, existe sempre o fantasma de que pode acontecer de novo. Se o parceiro fez isso uma vez, pode fazer de novo – explica Helena Centeno Hintz, psicóloga e presidente da Associação Brasileira de Terapia Familiar.

Helena cita o psicólogo Robert Sternberg, autor da teoria triangular do amor, para explicar os pilares de uma relação amorosa. De acordo com o americano, o amor é definido por três vértices: intimidade, paixão e compromisso. A intimidade engloba apego e confiança, a paixão abarca o desejo e atração sexual e o compromisso representa a decisão de permanecer com outra pessoa.
De acordo com a psicóloga, embora o dado trazido pela pesquisa seja curioso, ela não se aplica ao contexto brasileiro. Em matéria de relacionamentos sérios, somos muito ligados ao terceiro pilar – o do compromisso – na hora de escolher um parceiro:
– O brasileiro ainda procura um relacionamento com um envolvimento e compromisso maior.

 Por Felipe Martini. De Zerohora.Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog