quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Suplentes assumem vagas em Caruaru


Solenidade de posse ocorreu nesta quinta (19), na Câmara de Vereadores.

Nove parlamentares assumiram os cargos.Tomaram posse na manhã desta quinta-feira (19) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, os suplentes dos vereadores que foram presos, após operação deflagrada pela Polícia Civil. Nove dos dez suplentes assumiram as vagas e devem participar da sessão na Câmara de Vereadores desta quinta.


O décimo suplente, o vereador Alecrim (PSD), não compareceu a solenidade por motivos de saúde. Ele deve assumir o cargo na próxima segunda-feira (23). A cerimônia de posse foi conduzida pelo presidente da Casa, o vereador Leonardo Chaves (PSD). Os novos parlamentares são: Jaécio Tenório (PRB), Pastor Carlos (PRB), Rodrigues da Ceaca (PPS), Joel da Gráfica (DEM), Duda do Vassoural (DEM), Rosemary da Apodec (DEM), Nino do Rap (DEM), Carlinhos da Ceaca (PPS) e Tenente Tiburcio (PMN).

Em nota, a Prefeitura de Caruaru informou que providenciou a retirada dos projetos do Executivo em tramitação na Câmara de Vereadores. A nota diz ainda que o Governo Municipal entende que esta medida possibilita aos vereadores recém-empossados melhores condições de tempo para a devida avaliação. Os projetos retirados dispõem sobre a reestruturação do Conselho Tutelar no município de Caruaru e sobre o perímetro escolar nos estabelecimentos de ensino localizados no município.
Vereadores presos
  •  
Segundo SDS, vereadores ocuparão duas celas da penitenciária (Foto: Renata Torres/TV Asa Branca)Segundo SDS, vereadores ocupam duas celas da
penitenciária (Foto: Renata Torres/TV Asa Branca)
Os vereadores de Caruaru, presos nesta quarta-feira (18), no Agreste de Pernambuco,  durante a “Operação Ponto Final” da Polícia Civil, passaram a primeira noite na Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS). De acordo com o diretor da unidade, Sérgio Siqueira, a noite foi considerada tranquila. O diretor informou que o décimo parlamentar que faltava, o vereador Jadiel Nascimento, já chegou à penitenciária. Inicialmente apenas nove teriam sido encaminhados à unidade.
Ainda segundo Siqueira, os vereadores ocupam duas celas da penitenciária e estão recolhidos no pavilhão destinado aos presos concessionados. As celas contam com cama, banheiro e chuveiro e podem possuir um aparelho de TV de 14 polegadas e ventilador.



Nesta quarta, o advogado criminalista Saulo Amazonas, responsável pela defesa dos vereadores presos Louro do Juá (DEM), Evandro Silva (PMDB) e Eduardo Cantarelli (PS), informou que entrará com um pedido de habeas corpus para tentar libertar os três parlamentares. O pedido será protocolado no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), no Recife.

Em nota, a equipe jurídica do vereador Neto (PMN) comunicou que também deve ingressar nesta quinta-feira (19) com o pedido de habeas corpus no Tribunal para tentar a soltura do parlamentar. Para o advogado Roberto Vasconcelos, a acusação é genérica e não havia necessidade da prisão preventiva.Com Informações do G1.

Entenda o caso
 Os vereadores Jadiel Nascimento (PROS), Sivaldo Oliveira (PP), Val das Rendeiras (PROS), Cecílio Pedro (PTB), Val (DEM), Louro do Juá (DEM), Eduardo Cantarelli (PS), Neto (PMN), Evandro Silva (PMDB) e Jajá (PPS) foram presos nesta quarta. Segundo o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Wilson Damázio, eles estavam exigindo vantagens indevidas da prefeitura para votar determinados projetos do Executivo.

Segundo o delegado responsável pelas investigações, Salustiano Albuquerque, foram cumpridos dez mandados de prisão preventiva, quatro mandados de condução coercitiva para ouvir três vereadores e um secretário adjunto do município e ainda 13 mandados de busca e apreensão domiciliar.

Albuquerque informou ainda que os mandados foram expedidos pelo juiz de Direito da 4ª Vara Criminal de Caruaru e todos foram cumpridos.

 Participaram da operação 120 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães. A ação foi coordenada pela Chefia da Polícia Civil. As investigações tiveram início há seis meses e foram efetuadas pela Gerência de Controle Operacional do Interior I. 
Uma coletiva marcada para esta quinta no Recife deve apresentar o resultado final da operação.
Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog