sábado, 28 de dezembro de 2013

Casais poderão ter dois filhos na China

Agora, casais poderão ter dois filhos, mas só se um deles for filho único.
China também aboliu os 'campos de reeducação pelo trabalho'.


O governo chinês adotou formalmente neste sábado (28) a reforma de sua política do "Filho Único". Até então, os casais poderiam ter apenas um filho. Agora, a nova política permite aos casais ter dois filhos, mas apenas se um dos pais for filho único, informou a imprensa local.
A mais alta instância legislativa da China também formalizou a abolição dos campos de reeducação pelo trabalho. Com informações da France Presse /G1.
Chineses aguardam celebração no aniversário de Mao Tsé-tung nesta quinta-feira, 26 de dezembro. (Foto: Wang Zhao/AFP)Chineses enfrentavam, até então, a Política do Filho Único, que os impedia de escolher o tamanho que a própria família poderia ter. (Foto: Wang Zhao/AFP)

Anunciadas em novembro pelas autoridades, essas importantes medidas foram ratificadas e aprovadas em votação do Comitê Permanente do Congresso Nacional do Povo, o mais importante órgão legislativo do país, de acordo com a agência de notícias chinesa Xinhua.
A medida é parte de um plano para aumentar as taxas de fecundidade e aliviar a carga financeira sobre a população chinesa, que está envelhecendo em ritmo acelerado.
O gigante asiático com cerca de 1,4 bilhão de pessoas é o país mais populoso do mundo. O governo chinês disse que a política de limitar as famílias a um único filho cobre 63% da população e impediu 400 milhões de nascimentos desde 1980.
Trabalhos forçados
Desde 1957, o sistema de reeducação pelo trabalho ("Laojiao") permite a detenção de pessoas a até quatro anos por simples decisão policial.
Alvo de múltiplos abusos, muito impopulares e denunciados pelas organizações de defesa dos direitos humanos, estes campos são utilizados, sobretudo, pelas autoridades locais contra os contestatários, os internautas que denunciam a corrupção ou as pessoas que pedem reparação por um dano.
Um relatório da ONU publicado em 2009 estimou em 190 mil as pessoas detidas no âmbito deste sistema.
Estes campos se tornaram supérfluos à medida que o sistema judicial do país se desenvolveu, indicou a Xinhua nesta semana, baseando-se em um texto governamental.
"As pessoas detidas serão colocadas em liberdade e não estarão obrigadas a cumprir o resto de sua condenação", indicou a agência de notícias. A resolução se tornará efetiva a partir deste sábado, dia de sua promulgação.
"Quase todos os meus conhecidos que estavam nestes campos foram libertados desde o início do ano", indicou à AFP Zhao Guangjun, ativista contra o "laojiao".
No entanto, especialistas advertiram contra a provável persistência na China, com nomes diferentes, de outras formas de detenção arbitrária.
A ONG Anistia Internacional advertiu em meados de dezembro que as ilegais "prisões negras", os campos rebatizados como "centros de reabilitação para viciados em drogas" e outros locais servirão para deter cidadãos sem nenhuma decisão judicial.
"O vergonhoso sistema do 'laojiao' faleceu de morte natural, vamos ter cuidado para que não venha sob outra forma", indicou um jurista chinês na rede social Weibo.
Filho único
O comitê permanente da ANP também adotou neste sábado uma resolução que "autoriza os casais formados por ao menos um filho único a ter dois filhos", acrescentou a agência oficial.
Isto marca uma clara flexibilização da política chinesa de planejamento familiar, chamada de "política do filho único", adotada há três décadas para frear o crescimento demográfico no país mais populoso do mundo.
Atualmente, a lei chinesa proíbe que os casais tenham mais de um filho. No entanto, existiam até agora exceções para os casais compostos por filhos únicos, para as minorias étnicas e para os casais rurais que tiveram primeiro uma filha.
As autoridades provinciais "deverão emendar suas regras de controle de nascimentos ou tomar decisões específicas, quando chegar o momento, segundo a avaliação da situação demográfica local e de acordo com a (nova) lei", indica a resolução do comitê permanente da ANP, citada pela Xinhua.
Esta modificação das regras de planejamento familiar está destinada a frear o envelhecimento da população chinesa, quando o índice de fecundação no país, de 1,5 filhos por mulher, é muito inferior ao nível que garante a renovação geracional.


Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog