domingo, 17 de novembro de 2013

Sonhos, memórias e outras delicadezas em exposição

"Paisagens oníricas", de Hélia Scheppa, expõe registros através de um iPhone



Arthur Mota/Folha de Pernambuco
Hélia Scheppa apresenta a mostra "Paisagens oníricas"
Para a fotojornalista Hélia Scheppa, registrar imagens de seu iPhone é simultaneamente um exercício do olhar e a materialização de afetos cotidianos. Mais recentemente, a pernambucana também vislumbrou na ferramenta uma forma de criar sonhos, através da fusão de imagens, tempos e delicadezas distintas. Um recorte generoso dos experimentos de Hélia pode ser visto na exposição “Paisagens oníricas”, com abertura para convidados nesta terça (15), às 19h, na Arte Plural Galeria, no Bairro do Recife. O público em geral pode conferir a mostra a partir da quarta (16) das 13h às 19h.
    Com curadoria da jornalista Simonetta Persichetti, a exposição reúne 22 imagens construídas a partir do encontro entre o olhar sensível e apurado de Hélia, que é fotojornalista há 15 anos, com o experimentalismo da fotografia via telefone celular. O projeto agrega registros de paisagens (algumas ressignificadas, outras inventadas), retratos de personagens e frames de um cotidiano filtrado pelo afeto. “Essas imagens possuem um onirismo singular, sem tendências temáticas. Foram construídas ao acaso, sem que eu tivesse a intenção de buscá-las”, explicou a artista.
    Hélia Scheppa/Divulgação
    Registros contam com retratos e colagens por iPhone
    As imagens da mostra corroboram a ideia de que, para Hélia, seu telefone é uma caderneta de pensamentos e sonhos imaginados. Em uma das imagens, num arroubo surrealista, uma casinha tem a tinta branca trocada por uma grama verde; em outra, também construída a partir da sobreposição de imagens pelo celular, coqueiros são levados ao mar. Para Simonetta, a mostra se destaca no cenário atual da fotografia por sua qualidade estética e proposta inusitada. “São recortes de um cotidiano, como se cada cena se bastasse por si só, numa época em que a série e a multiplicidade de fotografias parece se impor”, pontuou.


     Renato Contente, da Folha de Pernambuco
    Serviço
    Exposição “Paisagens oníricas”, de Hélia Scheppa
    Onde
    : Arte Plural Galeria (Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife)
    Quando: Esta terça (15), às 19h (para convidados). Em cartaz de amanhã a 24 de novembro, de terça a sexta (das 13h às 19h) e aos sábados e domingos (das 16h às 20h)
    Entrada franca
    Informações
    : 3424-4431
    Professor Edgar Bom Jardim - PE

    0 >-->Escreva seu comentários >-->:

    Postar um comentário

    Amigos (as) poste seus comentarios no Blog