segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Cristovam presta homenagem aos servidores e destaca papel dos professores da rede pública

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) prestou homenagem, na tarde desta nesta segunda-feira (28), aos servidores públicos. Ao discursar no Plenário, o senador disse que todo trabalhador, esteja onde estiver, é uma parte importante da sociedade.
Ele lembrou que, se o dia 1º de maio é dedicado ao trabalhador, o 28 de outubro é dedicado ao servidor público, de forma específica. Para Paulo Paim, o servidor público está por trás de eventos importantes, como a proclamação da Independência, “os gestos de construção do país”, e é quem constrói a organização social dos serviços públicos – sem os quais o país não funciona.
Cristovam Buarque fez uma homenagem especial aos trabalhadores “que abrem as portas do futuro”, que é o caso do professor das redes públicas.
- O futuro não será bom para o país que não souber fazer parte das nações inovadoras – alertou Cristovam.
O senador apontou cinco portas que o país precisa abrir para ter acesso a um futuro de qualidade. Uma das portas é a educação de base, que tem o professor como ator principal. Segundo o senador, o professor da rede pública é o “servidor dos servidores públicos”. Outra porta é a dos institutos de pesquisa, como as universidades públicas, com professores e cientistas valorizados.
A cooperação entre o empresariado e o poder público seria, na visão do senador, uma terceira porta que o país precisa abrir para chegar ao futuro. O senador indicou outra porta: a vontade nacional, que exige sacrifícios e abandono da visão imediatista. Por fim, a quinta porta é a estabilidade das instituições. Para Cristovam, o servidor público tem papel importante em cada uma dessas portas.
- Quero agradecer o trabalho de cada um dos servidores públicos, como brasileiro e como quem sonha com um país que vai ter um futuro de qualidade – afirmou.
Em aparte, o senador Rubem Figueiró (PSDB-MS) disse que é um admirador da defesa que Cristovam faz da educação. Também em aparte, o senador Paulo Paim (PT-RS) elogiou o discurso do colega. Paim definiu Cristovam como “um servidor e um operário público”, que realiza “uma defesa mágica” da educação, "um exemplo na luta pela educação e na batalha pelo piso salarial dos professores"
Com informações da Agência Senado


Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog