quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Brasileira é acusada formalmente na Rússia. Atuação do governo do Brasil é fraca

Comunicado oficial chegou hoje a Ana Paula Maciel, do Greenpeace.
Organização deve recorrer de acusação por ato na região ártica.

Do G1.

Bióloga brasileira Ana Paula Maciel aguarda sua audiência no tribunal russo neste domingo (29). (Foto: AFP Photo/Greenpeace/Dmitri Sharomov)Ativista brasileira Ana Paula Maciel recebeu acusação oficial por vandalismo nesta quinta-feira. Nesta foto de arquivo, ela aparece em audiência em tribunal de Murmansk, onde está presa
(Foto: AFP Photo/Greenpeace/Dmitri Sharomov)
A bióloga brasileira Ana Paula Maciel, ativista do Greenpeace detida na Rússia há mais de um mês, recebeu nesta quinta-feira (31) um comunicado oficial do governo russo com a acusação de vandalismo por sua participação nos protestos contra plataforma petrolífera no Ártico.
Na semana passada, a Justiça russa retirou as acusações de pirataria do grupo de ativistas e anunciou que ele seria julgado por vandalismo. Com a decisão, a pena máxima foi reduzida de 15 para sete anos de cadeia.
O Greenpeace diz que a ação era pacífica e que essas novas acusações são igualmente absurdas e que também serão contestadas.
Ana Paula foi presa com outros 27 ativistas e dois jornalistas na embarcação do Greenpeace, Arctic Sunrise. Eles protestavam próximos a uma plataforma da empresa russa Gazprom no Ártico, onde a estatal procura petróleo.
Protesto em Paris
Representantes de trinta ONGs se trancaram em uma prisão simbólica na tarde desta quinta-feira, na Praça da República, em Paris, em apoio aos ativistas do Greenpeace presos na Rússia. Participaram deste ato associações como a Anistia Internacional, a Federação Internacional das Ligas dos Direitos Humanos (FIDH) e a Repórteres Sem Fronteiras (RSF).
Membros de organizações não governamentais protestam em apoio aos ativistas do Greenpeace presos na Rússia  (Foto: PIERRE ANDRIEU / AFP )Membros de organizações não governamentais protestam em apoio aos ativistas do Greenpeace presos na Rússia (Foto: PIERRE ANDRIEU / AFP )
Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog