domingo, 7 de julho de 2013

Coisa boa é namorar!!!

Sexualidade -  Direto ao ponto
Por Maria H. Vilela. 
Em todo lugar do mundo existem crenças ou dizeres mágicos que as pessoas aprendem com a intenção de encantar alguém a quem se deseja muito. Aqui no Brasil, as pessoas se apegam aos santos milagreiros. Santo Antônio é o mais procurado por todos.
São tantas as simpatias, correntes e rezas para ganhar o coração de alguém, que este santo tem de fazer hora extra no seu dia comemorativo – 13 de junho – para poder atender a tantos pedidos de namorados! E foi exatamente por causa dessa tradição que o dia dos namorados no Brasil é comemorado no dia 12 de junho, véspera de Santo Antônio, em vez de 14 de fevereiro, dia de São Valentim, como acontece em outros países.
Namorar é brincar de bem-me-quer
Namorar é quando estar com alguém é tão prazeroso que que dá uma vontade incontrolável de compartilhar tudo. Contar o dia a dia, os sonhos, projetos, desejos e sentimentos.
No namoro, a pessoa se sente desejada e importante, sonha acordada com as lembranças deliciosas e as coisas boas que se pode construir e viver juntos. Namorar é sorrir, chorar, brincar, brigar, mas, acima de tudo, querer-se. Tudo isso sem perder o que há de mais precioso numa relação: VOCÊ. O que coloca a autoestima e a autoconfiança em alta.
Mas como tudo na vida, nem só de flores vivem os enamorados. Quem namora de verdade, está sempre pronto para fazer um mimo à pessoa amada. Como se diz na minha terra, Maceió, fazer “os gostos da vontade”. E é aí que entra o nosso papel de educador. É fundamental para um relacionamento que os jovens entendam que este “gosto” é um desejo significativo de um dos parceiros que o outro realiza pelo puro prazer de agradar, mas sem ferir o seus valores pessoais. Não é para se violentar, como ocorre muitas vezes, principalmente com as garotas, na famosa prova de amor!
Vulnerabilidade
Outro momento importante em que o educador precisa estar atento é a vulnerabilidade dos enamorados à gravidez na adolescência e às DST/Aids. O conceito social que impera na nossa cultura de que “quem ama confia” é responsável pela dificuldade que os casais tem para negociar o uso da camisinha. Portanto, é fundamental trabalhar com os alunos o impacto dos valores nas condutas sexuais.
Para isso, eu desenvolvi, juntamente com a equipe de educadores do Instituto Kaplan, um jogo que pode ajudar muito o professor a trabalhar esta temática na sala de aula, o Valores em Jogo.
Composto de cartas, cartazes, cordões e pingentes, que tem como foco promover o empoderamento da mulher na prevenção de DST/HIV/Aids e gravidez na adolescência, o jogo apresenta situações referentes ao relacionamento afetivo-sexual, mitos, crenças, tabus e preconceitos nas quais cada jogador assume o papel dos personagens envolvidos (garota, namorado, amigos, familiares e professores) e dramatizam, de acordo com valores selecionados, para se posicionar em relação à diferentes situações. Acompanha o material o livro do educador, com textos que embasam e definem nossa referência metodológica. As informações sobre este material está em nosso site.
Bom trabalho!

www.professoredgar.com

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