domingo, 28 de abril de 2013

Os segredos revelados do arquivo do 16.906B


O Diario de Pernambuco teve acesso com exclusividade aos documentos do prontuário de dom Helder Camara no Departamento de Ordem Polícia e Social




 (Arquivo/DP/D.A Press)
O arquivo mais polêmico da ditadura militar (1964-1985) no estado foi aberto ao grande público e o Diario de Pernambuco teve acesso com exclusividade. O prontuário do então arcebispo de Olinda e Recife, dom Helder Camara (1909-1999), no Departamento de Ordem Polícia e Social (Dops), revela uma busca permanente dos militares em informações a respeito de um dos maiores ícones na defesa dos direitos humanos da história do país. Dividido em dois volumes e com mais de 900 páginas, entre recortes de jornais, revistas, documentos confidenciais e escutas telefônicas, confirma a tentativa do regime em associar o religioso ao “comunismo” e taxá-lo como “subversivo”.

Depois de mais de duas décadas de mistério, o acervo surpreende pelos documentos inéditos, como as escutas telefônicas instaladas no Palácio dos Manguinhos, nas Graças - hoje sede administrativa da Cúria Metropolitana. Numa delas, em plena repercussão da morte do padre Antônio Henrique, considerado “braço direito” do arcebispo, dom Helder já relata que o assassinato seria fruto de um crime político e já aponta, como foi confirmado recentemente pela Comissão da Verdade de Pernambuco, a participação de membros de organizações como o Comando de Caça aos Comunistas (CCC) e do grupo de direita Tradição, Família e Propriedade Privada (TFP).
O mito em torno deste arquivo surgiu logo após a tentativa de a Igreja Católica em fazer uma homenagem, em 1999, ao 90º aniversário do religioso. Na época, uma exposição foi encomendada ao Arquivo Público Estadual (Apeje) tendo como pano de fundo o prontuário. Dom Helder teria pedido para cancelar o evento e teria justificado que gostaria de deixar esse passado esquecido.

A reportagem do Diario deste domingo faz um relato da história do documento, apresenta polêmicas, como  a relação do bispo com movimentos sociais, principalmente o rural e os estudantes, e até possíveis relações homossexuais de membros da Igreja.

Assinantes podem conferir o conteúdo na íntegra clicando aqui.
Veja alguns exemplos de documentos encontrados no arquivo do Dops: 
O prontuário de dom Helder Camara se tornou conhecido publicamente em 23 de março de 1968. Na época, agentes militares confirmaram à imprensa a existência do documento. O então governador Nilo Coelho (Arena) se reuniu no Palácio do Campo das Princesas com o secretário interino de Segurança e o chefe do Arquivo Policial para desmentir a informação a
O prontuário de dom Helder Camara se tornou conhecido publicamente em 23 de março de 1968. Na época, agentes militares confirmaram à imprensa a existência do documento. O então governador Nilo Coelho (Arena) se reuniu no Palácio do Campo das Princesas com o secretário interino de Segurança e o chefe do Arquivo Policial para desmentir a informação a "qualquer preço"
Alguns documentos, como uma charge que representa o arcebispo de Olinda e Recife como um %u201Csantanás cobrando pedágio para o inferno%u201D não possuem autores nem referências de publicação. Dom Helder chegou a declarar que não ficou surpreso com o prontuário e, talvez, seu receio em abri-lo ao público seria a difusão deste tipo de material (Reprodução/ Prontuário)
Alguns documentos, como uma charge que representa o arcebispo de Olinda e Recife como um %u201Csantanás cobrando pedágio para o inferno%u201D não possuem autores nem referências de publicação. Dom Helder chegou a declarar que não ficou surpreso com o prontuário e, talvez, seu receio em abri-lo ao público seria a difusão deste tipo de material

www.professoredgar.com

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog