sexta-feira, 29 de julho de 2011

Sondas congeladas e erros de copiloto causaram a queda do voo 447, diz jornal

Informações são do "Le Figaro", que teria tido acesso ao relatório com as causas do acidente que matou 228 pessoas em 2009.

O congelamento das sondas Pitot do Airbus A330 da Air France, que medem a velocidade da aeronave e enviam essa informação para a cabine, e principalmente, os erros sucessivos do copiloto foram os motivos que provocaram a queda do voo 447 da companhia aérea francesa, de acordo com o jornal "Le Figaro", que teria tido acesso ao relatório do Escritório de Investigações e Análises (BEA).
Previsto para ser divulgado nesta sexta-feira, o documento integra as informações obtidas com os dados das caixas-pretas e revelará as "causas exatas" do acidente que matou 228 pessoas dois anos atrás. No dia 31 de maio de 2009, o voo 447 partiu do Rio de Janeiro com destino a Paris, antes de cair no Oceano Atlântico.

Segundo o jornal francês, o relatório aponta que a equipe na cabine não tinha treinamento específico para lidar com uma situação de perda de velocidade do avião e que em nenhum a tripulação percebeu este problema com a aeronave.
O documento afirma também que assim que o piloto automático foi desligado devido ao congelamento das sondas, o copiloto menos experiente, sentado do lado esquerdo da cabine, assume o comando e levanta o nariz da aeronave, subindo a uma altitude de 37.500 pés (cerca de 11.430 metros).
A manobra, tida como "incompreensível", coloca em risco o avião, uma vez que a esta altura, a probabilidade de perda de sustentação é maior, ocasionando em uma queda. O procedimento correto seria desacelerar a aeronave e reduzir a incidência, ou seja, iniciar um processo de descida.
O relatório que ainda será divulgado pelo BEA, informa o "Le Figaro", relata que o outro copiloto perdeu "segundos preciosos" na tentativa de chamar o comandante por meio de um alarme, ao invés de lidar com a pane. Ao retornar para a cabine, o comandante pouco pode fazer e teria sido incapaz de analisar a situação de pane. A ele, os copilotos informaram os problemas técnicos e que não estavam entendendo nada.
O BEA não comentou as informações publicadas no "Le Figaro", mas em entrevista ao "Le Monde", um porta-voz da entidade pediu para que deixem o BEA continuar seu trabalho, visto que a investigação sobre o acidente com o avião da Air France está longe de terminar.
Resgate dos corpos
No total, 154 corpos dos 228 que estavam a bordo do avião que fazia a rota Rio-Paris foram resgatados. Os primeiros 50, sendo 20 deles de brasileiros, foram retirados do mar logo após a catástrofe, em 31 de maio de 2009. Segundo autoridades francesas, os 74 corpos restantes ficarão no mar. A operação de resgate dos restos mortais, iniciada em maio, foi encerrada no início de junho.
Fonte:http://ultimosegundo.ig.com.br/