sábado, 30 de julho de 2011

Caminhada para salvar o Recife Antigo

Neste domingo, às 15h30, a marcha percorrerá as principais ruas do bairro reclamando da ausência de policiamento, da iluminação precária e do tráfico de drogas

Publicado em 30/07/2011, às 19h22

Do JC Online

 / Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem

Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem

O abandono e a falta de segurança em que se encontra o Bairro do Recife motivaram uma estudante de publicidade de 17 anos a organizar um manifesto pela “salvação” do bairro. Mais de 12 mil internautas mobilizados pela rede social Facebook se comprometeram a participar de uma marcha que sairá da Torre Malakoff, no Centro da cidade, às 15h30 deste domingo.

Jéssika Portela resolveu protestar em agosto do ano passado, quando foi assaltada por quatro crianças armadas com facas, ao procurar um banheiro. “Não achei um policial sequer. Entrei numa comunidade no Orkut e muitas pessoas demonstraram insatisfação, mas só agora conseguimos nos organizar”, conta a estudante.

A marcha percorrerá as principais ruas do bairro reclamando da ausência de policiamento, da iluminação precária e do tráfico de drogas. “Isso afasta a população e obriga os comerciantes a fecharem as portas. O Bairro do Recife já foi um polo cultural e hoje está meio esquecido”, salienta Jéssika.

A opinião é corroborada por centenas de internautas que postaram comentários na página de relacionamentos. “Está mais que na hora de acabar com o crime no Recife Antigo, eu não frequento mais porque fui roubada, estarei presente (na marcha)”, diz Geicy Gomes. “Achei ótimo. Estamos precisando cobrar o que de fato é nosso de direito”, concorda Edu Gonçalves.

O texto do convite postado na rede social diz que o “Manifesto pela salvação do Recife Antigo” pretende chamar a atenção da administração pública. “O intuito é que a Prefeitura da Cidade do Recife tenha um plano de revitalização do espaço, que antes era destinado aos boêmios e amantes da noite, porém, agora, está entregue a traficantes e a assaltantes”, ressalta.

Para evitar polêmicas, a organização do evento pede que os manifestantes não levem bandeiras de partidos políticos. Fonte: Jconline