domingo, 26 de junho de 2011

Educação com qualidade: Projeto História, Cultura e Patrimônio - Excursão à Caruaru

Mútiplas aprendizagens

Foto: Professor Edgar 


 Produção textual : Laissa Paloma- 1º B - Escola Justulino Ferreira Gomes

   Foi realizada no dia 18 de maio de 2011, uma excursão à cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, com o objetivo de aumentar o conhecimento dos educandos sobre a cultura pernambucana.
    A mesma abordou diversos assuntos essenciais para nosso conhecimento,dentre eles diversos protagosnista da nossa cultura: pessoas e lugares que fazem grande diferencial em nossas vidas como Luiz Gonzaga, Elba Ramalho, Mestre Vitalino, etc.
Começando, no Polo de Caruaru podemos observar a vida comercial, o crescimento da região através desse comércio e do artesanato das mulheres  que fazem bordados, pinturas...
No Museu do Forró, podemos ver toda a obra e vida de Luiz Gonzaga e Elba Ramalho, que apesar de ser paraibana, tem grande influência em nosso forró. Também vimos um pouco da vida Vitalino, o mestre do Barro.
  Já a feira de Caruaru como se diz nos versos do Rei do Baião "Tem de tudo pra se vender": xilogravura, artesanato, comidas, roupas,  ou seja , tudo o que você  imaginar, por ser um "Gigante Patrimônio Imaterial do Estado"
  Também fomos até o Alto do Moura onde fica a Casa Museu do Mestre Vitalino, que  mostra  sua vida e história. Objetos e móveis do mesmo estão lá. Aprendemos sobre sua vida e  obras, conhecemos um de seus filhos.
  Por fim, pode observar, o quanto foi importante conhecer e dar valor à essa rica Cultura de Pernambuco, pois Caruaru é um símbolo de cultura do nosso meio.
  Pude observar também que nosso conhecimento não se limita apenas a sala de aula. E é com essas  excursões e passeios que nosso aprendizado cresce e damos mais valor ao que é nosso e que devemos ter orgulho !
 
Arte do Mestre Vitalino - Museu do Forró

Barraca de Artesanato - Feira de Caruaru